domingo, 30 de novembro de 2008

Processos de Fossilização

Mineralização: Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

Incrustação: Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo depositam em torno do animal ou planta, revistindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior das cavernas.
Os materiais mais comuns são:
- calcite
- pirite
- limonite
- silica

Recristalização: Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragunite em calcite.

Carbonificação: Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono.É mais frequente nois restos de seres vivos contendo quintina, celulose ou queratina.

Mumificação: Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais caro de todos os tipos de fossilização mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo.

Moldagem: Processo mais vulgar, resultado preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagemda parte externa das partes duras do ser vivo.
(para se ter noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contramolde)
Os Fósseis




Paleontologia
É a ciência que estuda os fósseis.

O que são os Fósseis?


Os fósseis são as únicas evidências de animais e plantas que existiram à milhões de anos. É considerado fóssil todo o resto ou vestígio de ser vivo, resguardado ao longo dos tempos geológicos como parte integrante das rochas sedimentares, onde geralmente ficam preservadas estruturas mais resistentes do ser vivo, as chamadas partes duras.Exemplo:- as conchas;- os ossos.


O que é a Fossilização?


A fossilização é a passagem de um ser orgânico para o estado de fóssil isto é, a transfomação da sua matéria viva num resto de mineral.










O que é o Processo de Fossilização?

1. O animal morre.



2. É enterrado pelos agentes de decomposição da água.


3. Desaparece a parte mole, ficando a parte dura, que é a que vai fossilizar.


4. Juntam-se mais camadas.


5. Dá-se uma falha, o fóssil fica mais próximo da superfície. O homem pode vir a encontrá-lo ou não.









As Falhas



O que é a falha?


A Falha é uma fractura na rocha com movimento.
É originada por forças compressivas e destensivas, com movimentos bruscos.

Existem as seguintes falhas:


- normais


- de desligamento


- inversas


- oblíquas


- em chaneira


- vertical




Morfologia dos a Fundos Oceânicos




Planície abissal: Zona plana que constituí cerca de 2/3 da crosta oceânica.

Talude Continental: Zona muito adrupta, o limite da crosta continental vai dos 150m em média.


Plataforma Continental: Zona pouco inclinada com cerca de 2km de extensão e 200m de profundidade. Faz parte da crosta continental e é onde vivem a maioria das espécies.





Rifte: Vale localizado entre dorsais, corresponde ao vulcanismo do tipo fissural, zona responsável pela formação da nova crosta oceânica.

Dorsais-médio-oceânicos: Grandes cadeias montanhosas localizadas sensivelmente a meio da crosta oceânica.Formadas a partir do rifte por acumulação de lava.


O Sonar


Um Sonar é uma máquina que emite sons e capta o eco. É utilizado para detectar rochas, animais, etc, dentro de água.O eco transmite-se a partir de ondas.